ITCP-UFMS realiza palestras em evento de avicultura no Paraná

No próximo dia 24, a Incubadora Tecnológica de  Cooperativas Populares da UFMS participa do 3° Encontro de Produtores de Frango Caipira em Janiópolis – PR. Movidos pela perspectiva do crescimento da avicultura, o evento reunirá criadores, veterinários e secretários da agricultura da região.

O setor deve crescer 56% nos próximos 10 anos, segundo o zootecnista especialista em mercado Rogério Iuspa, que relaciona o fato ao crescimento populacional e a consequente demanda por produção de alimentos. Nesse quadro o Brasil será protagonista, com aumento em 40% sua produção no período.

O evento, que conta com exposição de raças, feira de mudas e palestras técnicas, reuniu cerca de 400 pessoas no ano passado. Este ano, a equipe técnica da ITCP-UFMS vai ministrar 5 palestras abordando temas como construção de abatedouros, certificação e inspeção sanitária, normas técnicas de abate e comercialização.

A coordenadora Mirian Coura também irá contar casos de sucesso com a criação de frangos nos assentamentos atendidos pela ITCP-UFMS, explicando as metodologias utilizadas para organização da cadeia produtiva.

Por sua resistência natural, que exige cuidados mais simples, o frango caipira é uma ótima opção de renda para pequenos produtores. Exemplo disso é a Cooperativa Coopaju, do município de Naviraí – MS, uma das incubadas do projeto. O frango produzido pelos cooperados tem alto valor mercadológico agregado e já é distribuído a nível estadual para supermercados.

Além disso os dejetos produzidos desde a criação até o abate vão para compostagem, e o adubo produzido é utilizado na produção de hortaliças e frutas que são o alimento de centenas de crianças nas escolas do município através do Pronaf.

3 encontro de produtores ok