8° Enex reúne comunidade acadêmica e fomenta troca de experiências

Estudantes de diferentes campi da UFMS apresentaram projetos de extensão que desenvolvem

O 8° Encontro de Extensão Universitária  (ENEX),que aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, reuniu acadêmicos e professores de oito campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O evento contou com aproximadamente 330 pessoas e foram apresentados 120 trabalhos nas áreas de saúde, meio-ambiente, educação, cultura, entre outros. A acadêmica de pós-graduação do curso de farmácia, Fabricia Paniago destaca que o evento propicia a troca de experiências e a aprendizagem de forma didática.

Atualmente são financiados 98 projetos pela  UFMS. A acadêmica do curso de enfermagem, Wilslaunny da Silva, participa há dois anos do Programa Saúde na Escola (PSE) . Ela conta que através do projeto desenvolveu a habilidade de conversar em público e por em prática teorias que aprende na graduação. O PSE, neste ano, ofereceu a 27 escolas  da rede pública de Campo Grande oficinas e avaliações clínicas a estudantes da 6° série do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.

Outro projeto apresentado no evento foi: Aplicações do Software AutoCad no cadastro Urbano,  criado a partir da necessidade identificada por alunos de Geografia da UFMS, que são funcionários na Prefeitura municipal de Campo Grande. Este sistema é utilizado para mapeamentos e é um instrumento que contribui para o planejamento da cidade.”Atualmente são atendidos os municípios de Anastácio e Aquidauana. Mas a intenção é de expandir o programa para outos municípios, afirma o professor do curso de Geografia Emerson Figueiredo”.

Kátia Costa, membro da equipe organizadora do evento, ressalta que os projetos de extensão levam os alunos a praticarem o conhecimento adquirido na faculdade para a sociedade. “A ação coaduna a formação discente, a produção tecnológica e o conhecimento cientifico voltado para uma demanda externa – sociedade. Essa interação faz com que tenhamos uma abrangência maior da qualidade de ensino”, explica.

Acadêmica do curso de enfermagem, Wilslaunny da Silva

Acadêmica do curso de enfermagem, Wilslaunny da Silva

Kátia Costa, membro da equipe organizadora do evento

Kátia Costa, membro da equipe organizadora do evento

Alline Gois e Luana Campos

Fotos: Luana Campos